Paris 2024: Olimpíadas Começam com Cerimônia Única no Rio Sena

Créditos: Getty Images

Nesta sexta-feira(26), Paris inicia os Jogos Olímpicos de 2024 com uma cerimônia de abertura única no Rio Sena. Pela primeira vez, a abertura não será em um estádio, mas contará com um desfile flutuante de 85 barcos levando quase 7.000 atletas por 6 km pelo coração da cidade.

A cerimônia começará às 14h30 (horário de Brasília) e durará cerca de três horas e 45 minutos. O percurso inclui pontos icônicos como a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel, passando por diversas pontes famosas.

Os organizadores prometem um espetáculo ousado e alegre, aproveitando monumentos históricos e as margens do rio. Serão 80 telas gigantes transmitindo o evento, com um desfile de atletas e artistas, além de apresentações de dança nos telhados ao longo do Sena.

Mais de 80 chefes de estado e governo estarão presentes, junto com 300.000 espectadores ao longo das margens do rio. Cerca de 222.000 ingressos serão distribuídos gratuitamente, enquanto 104.000 serão vendidos.

Segurança reforçada na cerimônia de abertura das Olimpíadas 

Créditos: REUTERS/Kevin Coombs 

A segurança será reforçada com 2.000 seguranças privados e 45.000 policiais. Snipers estarão posicionados nos telhados e um sistema anti-drones será implementado. Apenas pessoas com permissões QR code terão acesso às margens do rio, com várias estações de metrô e pontes fechadas.

Apesar das preocupações com a segurança devido aos conflitos em Gaza e Ucrânia, as autoridades afirmam que não há ameaças específicas de terrorismo para a cerimônia, mas o risco de ataques isolados e crimes menores estão sob o radar das autoridades de Paris.

Brasil nas Olimpíadas 

Créditos:REUTERS/Tingshu Wang

Apesar da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos serem hoje(26), as competições individuais e coletivas já começaram para o Brasil. No tiro com arco, o brasileiro Marcus Vinicius D’Almeida se classificou nas qualificatórias olímpicas, ocupando a 17º posição.

O brasileiro irá enfrentar o ucraniano Mykhailo Usach, número 110 do ranking, entre os dias 30 de julho a 4 de agosto, que é a data que os duelos da próxima fase ocorrerem.

Já nos esportes coletivos, a seleção brasileira feminina deu um show no handebol. Pela primeira vez na história, o Brasil conseguiu derrotar a seleção espanhola em olimpíadas.

Já no futebol feminino, o Brasil precisava a todo custo de uma vitória na estreia já que encarava a seleção nigeriana, que teoricamente era considerada a mais fraca do grupo caracterizado como o da “morte”, já que tem Japão e as atuais campeãs mundiais Espanha. As comandas por Marta venceram a Nigéria e estão dividindo a liderança com as espanholas.

Compartilhe:

Últimas Notícias