
O técnico Marcelo Cabo elogiou a leitura de jogo e a alta competitividade de sua equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Maranhão, neste fim de semana, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D.
Em um confronto disputado sob forte calor em São Luís, o treinador destacou a capacidade do time de se adaptar taticamente para neutralizar os pontos fortes do adversário e construir um resultado crucial fora de casa.
A principal mudança tática promovida por Cabo foi a implementação de um sistema com três zagueiros, uma decisão estratégica para conter o estilo de jogo do Maranhão, conhecido por sua força em casa.
“A gente sabia que ia encontrar um adversário que tem a sua particularidade de como jogar em casa. Com a perda do Balotelli, a gente precisou fazer uma leitura do adversário e em cima disso escolher uma plataforma de jogo. […] A gente entendeu que uma linha de cinco poderia suportar os dois mecanismos que eles mais têm, que é uma bola longa para as costas e o cruzamento”, explicou o comandante tricolor.
A estratégia se mostrou eficaz. Segundo o técnico, apesar do volume de jogo do adversário, o Santa Cruz conseguiu se proteger bem e foi mais perigoso nas chances que criou.
“Eles cruzaram bastante bola, mas não conseguiram cabecear nenhuma, porque a gente fez uma leitura perfeita. […] As chances reais foram nossas. Eles tiveram mais a bola, mas nós tivemos as chances reais. Então assim, o que a gente pensou e elaborou para o jogo, acabou saindo muito bem”, avaliou Cabo.

Marcelo Cabo também fez questão de parabenizar o elenco pelo profissionalismo e foco mantidos mesmo após a conquista do acesso à Série C, principal objetivo do ano. Ele afirmou que a resposta dos atletas em campo foi a melhor possível diante de qualquer dúvida sobre um possível relaxamento.
“Se existia um temor e uma preocupação de como seria o nosso comportamento pós-acesso, acho que a resposta do jogo hoje foi muito positiva. Os atletas estão muito focados, muito concentrados”, afirmou.
Elenco tricolor
Um dos momentos mais emocionantes para o plantel tricolor foi a reestreia do volante Lucas Siqueira, que voltou a atuar após ter sido afastado do elenco principal. Marcelo Cabo explicou que a decisão inicial foi baseada na necessidade de reduzir o grupo de jogadores, mas que o comportamento exemplar do atleta foi fundamental para seu retorno.
“Tem uma coisa no futebol chamada comportamento. O que trouxe o Siqueira a voltar ao grupo foi uma questão do comportamento dele. Ele continuou inserido dentro do grupo, comparecia no vestiário no pós-jogo para celebrar as nossas conquistas. […] Fico muito feliz por ele e o grupo está muito feliz por ele ter jogado hoje. Foi um prêmio por tudo, pela sua resiliência, pela sua retidão, pelo seu caráter”, declarou o técnico.
Com a vantagem construída, o Santa Cruz decide a vaga na final em casa, mas Cabo prega cautela e respeito. Equipe tricolor enfrenta o Maranhão no próximo sábado(20) às 19h30 na Arena de Pernambuco.
“É bom ressaltar que é o primeiro 90 minutos, a gente tem ainda mais 90 minutos. Sabemos que temos que continuar com o pé no chão e trabalhar bastante”, finalizou.










