
A temporada 2025/26 da UEFA Champions League conheceu seus primeiros grandes duelos nesta quinta-feira (28), após o sorteio da fase de liga realizado em Mônaco.
O formato da competição, que pela segunda temporada seguida substitui a tradicional fase de grupos por uma tabela única com 36 equipes, já reservou confrontos de peso e reedições de finais históricas.
Um dos duelos mais aguardados colocará frente a frente, pelo quarto ano consecutivo, Real Madrid e Manchester City. Além do gigante inglês, o clube merengue também terá pela frente o Liverpool, em uma reedição de finais recentes da competição.
O atual campeão, Paris Saint-Germain, não terá vida fácil. O sorteio determinou um caminho complicado para a equipe francesa, que enfrentará adversários de peso e tradicionais como Bayern de Munique, Barcelona, Atalanta e Tottenham.
Outro confronto que acumula grandes expectativas é a reedição da final de 2012 entre Chelsea e Bayern de Munique. Já o Arsenal terá pela frente, entre seus adversários, o próprio Bayern de Munique, a Inter de Milão e o Atlético de Madrid.
Como funciona o formato

Implementado na temporada passada, o novo formato abandonou os oito grupos tradicionais. Agora, as 36 equipes formam uma liga única.
Cada time disputará oito partidas nesta fase: quatro em casa e quatro fora, contra oito adversários diferentes, determinados pelo sorteio de forma balanceada entre quatro potes.
Ao final das oito rodadas, a classificação geral definirá o destino das equipes:
- Os oito primeiros colocados avançam diretamente para as oitavas de final.
- As equipes que terminarem entre a 9ª e a 24ª posição disputarão um playoff eliminatório em jogos de ida e volta por uma vaga nas oitavas.
- Do 25º ao 36º colocado, os times estarão eliminados de todas as competições europeias.
A fase da liga dos campeões terá início em 16 de setembro. A grande final está marcada para o dia 30 de maio de 2026, na Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria.










