
Um conselho vindo de um dos maiores jogadores de todos os tempos pode ser o ‘divisor de águas’ na carreira de qualquer atleta. Para o atacante francês Ousmane Dembélé, uma única frase de Lionel Messi durante seu tempo no Barcelona foi o suficiente para transformar sua forma de jogar dentro de campo e potencializar suas características.
Na entrevista à revista Four Four Two, ele fez uma revelação sobre os bastidores de sua passagem pelo clube catalão. Hoje no Paris Saint-Germain, Dembélé compartilhou o momento crucial em que o astro argentino o aconselhou a simplificar seu jogo.
Dembélé recebeu conselho de Messi e analisou Ronaldinho

Conhecido por seu estilo de jogo mais agressivo, partindo para cima dos marcadores e pelos dribles desconcertantes, o atacante muitas vezes pecava pelo excesso, perdendo a bola ao tentar superar vários adversários.
Messi percebeu isso e foi direto ao ponto. “Pare de driblar 5 ou 6 jogadores”, disse o argentino a Dembélé, uma orientação que a princípio, o jovem atacante hesitou em seguir. Já que o drible era um dos seus fundamentos de maior destaque.
Mas, o desejo de mudança começou a surtir efeito na sua cabeça. Dembélé contou que após a conversa, passou a observar com mais atenção não apenas Messi, mas também vídeos de Ronaldinho Gaúcho.
Foi justamente analisando um dos maiores dribladores da história que o francês chegou a uma conclusão: a genialidade dele não estava apenas em suas jogadas plásticas, mas em saber exatamente quando executá-las e quando optar pelo simples e objetivo.
“Depois (do conselho), comecei a observar e aprender”, afirmou o atacante. Ele notou que tanto Messi quanto Ronaldinho frequentemente resolviam jogadas com um ou dois toques, liberando a bola rapidamente e usando o drible apenas quando a situação pedia.

Essa percepção mudou a maneira como Dembélé enxergava o jogo. Coincidentemente Luís Henrique, técnico que também treinou Messi no Barcelona, e agora no PSG, ajudou Dembélé a melhorar o seu desempenho de forma coletiva.
Na última temporada, o PSG conseguiu conquistar todas as taças que disputou, com exceção do mundial de clubes. O principal nome da mudança de patamar da equipe francesa é Dembélé, que agora disputa a Bola de Ouro.










