Empate entre Chile e Peru pela Copa América mostrou a disparidade entre sul-americanos e europeus; entenda

Eu estaria mentindo se dissesse que a partida entre Chile e Peru foi um duelo “ legal” pela primeira rodada do grupo A da Copa América. Nesta sexta-feira(21), em Texas, as duas equipes “fingiram” que jogaram bola e acabaram empatando por 0 a 0, somando seus primeiros pontos na competição.

Uma verdadeira tortura para o espectador que resolveu assistir essa partida, já que as duas seleções pareciam estar mais dispostas em não perder o jogo do que tentar vencer ele. E sim, sabemos que a Argentina conquistou com méritos a Copa de 2022 contra um Europeu, mas um ponto tem que ser colocado em debate: a falta de qualidade que existe nas seleções medianas da América do Sul, se compararmos com as da Europa.

Neste mês de junho, duas competições estão sendo protagonistas no mundo do futebol: Eurocopa e Copa América. A verdade é que um duelo por menos expressivo que seja entre seleções ditas como fracas na Euro, são mais bem jogados e com mais emoção do que se comparado com os dois primeiros jogos que tivemos da Copa América.

A qualidade técnica entre as competições existe e isso é inegável, mas a mentalidade e opção tática das seleções sul-americanas menos “badaladas”  precisa mudar. A vontade de vencer precisa se sobrepor ao medo de perder e talvez seja esse o ponto, que faz um jogo de Euro entre Ucrânia e Áustria ser mais atrativo do que o duelo desta noite na Copa América.

Descrição: Ucrânia diante da Áustria pela Eurocopa 2024.

Só deixando claro: ter uma preferência por um esquema defensivo não é errado, o técnico se utiliza das armas e do plantel que tem, o problema é não querer jogar futebol e abdicar disso durante a partida.

Resumo de Chile e Peru

Na estreia do grupo A da Copa América, parecia que os dois times estavam mais focados em bater do que em fazer gols. O jogo no AT&T Stadium, em Arlington, foi cheio de faltas e algumas lesões.

AP Photo/Julio Cortez

No total, foram 37 faltas: 19 do Chile e 18 do Peru. Só para comparar, a partida entre Argentina e Canadá, que terminou 2 a 0, teve apenas 24 faltas. Isso já dá uma ideia de como foi o clima dos 90 minutos.

Além das faltas, três jogadores tiveram que sair machucados. Luis Advíncula saiu antes do fim do primeiro tempo. Diego Valdés, do Chile, não voltou para a segunda metade, e Alex Callens saiu quase no final.

Quando o assunto é chance de gol, Alexis Sánchez e Gianluca Lapadula tiveram uma cada um. Alexis perdeu um chute na primeira etapa, mesmo estando sozinho na área após um passe da esquerda. Lapadula, em situação parecida, chutou fraco e Bravo defendeu.

O Chile enfrenta a Argentina na quarta-feira, 25 de junho, enquanto o Peru pega os Estados Unidos no mesmo dia.

Compartilhe:

Últimas Notícias