História em Melbourne: Alcaraz destrona Djokovic e se torna o mais jovem a completar o Grand Slam

Foto: David Gray/AFP

O fenômeno espanhol de 22 anos superou o “Rei da Austrália” em quatro sets para fechar o ciclo dos quatro maiores torneios do tênis, quebrando recordes de quase um século.

A noite na Rod Laver Arena prometia ser memorável, mas o que se viu foi a reescrita dos livros de história do tênis. Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, conquistou o título do Australian Open 2026 ao vencer o decacampeão Novak Djokovic, alcançando um feito monumental: o tão sonhado Career Grand Slam.

A Batalha de Gerações

O confronto não começou fácil para o jovem espanhol. Djokovic, buscando ampliar seu domínio em Melbourne, impôs seu ritmo habitual e levou a primeira parcial. No entanto, Alcaraz demonstrou a resiliência de um veterano.

Em uma batalha física e mental que durou 3 horas e 2 minutos, Alcaraz inverteu a dinâmica do jogo, superando o sérvio com parciais de 2-6, 6-2, 6-3 e 7-5. Ao fechar a partida, ele não apenas ergueu a Norman Brookes Challenge Cup pela primeira vez, mas também impediu que Djokovic conquistasse seu 11º título no torneio.

Quebrando Recordes Históricos

Foto: REUTERS/Tingshu Wang

A vitória de Alcaraz vai muito além de um troféu. Aos 22 anos, ele pulverizou uma marca histórica que permanecia intocada desde 1938.

O Mais Jovem da História: Alcaraz superou o americano Don Budge, tornando-se o tenista masculino mais jovem de todos os tempos a vencer os quatro torneios de Grand Slam (Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

Fenômeno da Era Aberta: Com este triunfo, o espanhol soma agora sete títulos de Grand Slam. Ele é o mais jovem a atingir esse número na Era Aberta, superando a lenda sueca Bjorn Borg, que alcançou o feito aos 23 anos.

Exclusividade

Ao completar o álbum de figurinhas dos Majors, Alcaraz se torna apenas o nono homem na história a possuir todos os quatro grandes títulos.

A ironia nesta informação é que o último jogador a completar o Career Grand Slam havia sido justamente Novak Djokovic (em Roland Garros, 2016). Além disso, Alcaraz estabeleceu um precedente inédito: ele é o primeiro tenista da história a fechar o ciclo de conquistas de Grand Slam vencendo especificamente o Australian Open.

Compartilhe:

Últimas Notícias