
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen venceu a prova de slalom gigante neste sábado (14), durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
Com este resultado, o atleta conquistou a primeira medalha da história do Brasil em uma edição de Olimpíadas de Inverno, garantindo o primeiro lugar no pódio.
A modalidade é decidida pela soma do tempo de duas descidas. Na primeira bateria, Braathen foi o primeiro a descer entre os 81 competidores e registrou o tempo de 1min13s92. Essa marca o colocou na liderança provisória da prova.
O suíço Marco Odermatt, atual líder do ranking mundial, encerrou a primeira etapa com uma diferença de 0,95 segundos em relação ao brasileiro.
A consagração do brasileiro
Na segunda descida, Lucas Pinheiro Braathen manteve o desempenho e confirmou a vantagem acumulada, terminando a competição na primeira colocação geral.
O esqui alpino é um esporte historicamente dominado por países da Europa, o que torna o resultado do brasileiro um marco inédito para o esporte nacional.
Atualmente, Braathen ocupa a segunda posição no ranking mundial da categoria. O atleta ainda tem mais um compromisso nos Jogos de Milão-Cortina: ele disputará a prova de slalom na próxima semana, modalidade na qual também está entre os competidores com melhores índices técnicos.










