
A equipe brasileira está classificada para os Qualifiers da Copa Davis de 2026. A vaga foi confirmada neste domingo (14), em Atenas, após o Brasil fechar o confronto contra a Grécia em 3 a 1, pela primeira rodada do Grupo Mundial I. O ponto decisivo foi conquistado por João Fonseca, que superou o principal tenista grego, Stefanos Tsitsipas, na quarta partida da série.
O jogo que selou a classificação foi vencido por Fonseca por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 3-6 e 7-5. No duelo entre os principais tenistas de simples de cada país, o jovem brasileiro superou o favoritismo de Tsitsipas para garantir a vitória do Brasil no confronto.
Trajetória do Brasil no duelo
A trajetória da equipe brasileira no confronto, disputado em quadra dura no Estádio Spyros Louis, começou no sábado. João Fonseca abriu a série com vitória sobre Stefanos Sakellaridis por 2 a 0 (7-5, 6-3). Na sequência, Stefanos Tsitsipas igualou o placar ao derrotar Thiago Seyboth Wild por 2 a 0 (6-2, 6-1).
O ponto que colocou o Brasil novamente em vantagem veio na partida de duplas. A parceria formada por Rafael Matos e Marcelo Melovenceu Aristotelis Thanos e Petros Tsitsipas com autoridade, por duplo 6-2, deixando a equipe a uma vitória da classificação.
Com o triunfo de Fonseca, o Brasil atingiu os três pontos necessários para vencer o confronto, tornando desnecessária a realização da quinta e última partida. A classificação assegura a presença da equipe nos Qualifiers de 2026, etapa que dá vaga para as Finais da Copa Davis, a elite do tênis mundial.










