
O Santa Cruz garantiu sua vaga nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro em uma partida dramática contra o Altos, no Estádio Lindolfo Monteiro, neste domingo (24). Após um empate sem gols no tempo normal, a equipe pernambucana venceu por 3 a 1 na disputa de pênaltis, com uma atuação de destaque do goleiro Rokenedy, que defendeu três cobranças.
Classificado para às quartas de final, o Santa Cruz enfrentará o América de Natal que se classificou após empatar na Arena das Dunas contra o Imperatriz. As duas equipes já se enfrentaram nesta série D na fase de grupos. Na oportunidade, o Santa venceu o time potiguar no Arruda por 2×1 e empatou fora de casa em 0x0.
O jogo: Classificação nas mãos de Rokenedy
O jogo de volta das oitavas de final foi marcado pelo equilíbrio e pela falta de criatividade ofensiva de ambas as equipes. O gramado ruim do estádio foi um dos motivos para um futebol fraco das duas equipes.
O Altos, jogando em casa, chegou a pressionar e deu trabalho ao goleiro do Santa Cruz principalmente no primeiro tempo onde finalizou em 6 oportunidades. Já o Santa Cruz, por sua vez, apostava nos contra-ataques, mas também sem conseguir converter suas chances em gol.

Na metade do segundo tempo, a equipe tricolor conseguiu ter mais controle do jogo, principalmente após Marcelo Cabo mudar o esquema tático e povoar mais o meio de campo com a entrada de Gabriel Galhardo e a saída de Thiaguinho.
Com o placar zerado, a decisão foi para as penalidades. Foi nesse momento que a estrela de Rokenedy brilhou com a camisa tricolor.

O goleiro do Santa Cruz defendeu as cobranças de Wesley Souza, Júnior Mandacaru e Felipe Sales, garantindo a classificação heróica da Cobra Coral.
A classificação mantém vivo o sonho do Santa Cruz de conquistar o acesso à Série C. O adversário da equipe pernambucana nas quartas de final é o América-RN. O primeiro jogo será realizado na Arena de Pernambuco, e a partida de volta acontecerá na Arena das Dunas. Já o Altos, eliminado da 4º divisão, ficará sem calendário nacional para 2026.










